O livro “Cadeira Quebrada” será lançado nesta sexta-feira (07), às 19h, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na Capita. A obra fala sobre a realidade dos trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho e precisam se readaptar ao cotidiano. E teve como ponto de partida a experiência de Cláusio Pedro Vitorino, autor do livro, e funcionário público estadual aposentado.
Em 1987, quando exercia a função de agente de serviços gerais, ele sofreu um acidente e teve o braço esquerdo amputado. Após dez anos Cláusio resolveu compartilhar sua história. “O apoio nessas horas é muito importante, as pessoas que sofrem acidente precisam do carinho da família, dos amigos. O preconceito existe, e muitas pessoas acham que você não tem mais capacidade para trabalhar, o que é um equívoco. O processo é de readaptação”, declara ele.
O livro aborda, através de linguagem simples, situações protagonizadas por pessoas amputadas no dia a dia, o processo de reabilitação profissional e a inserção no mercado de trabalho. Ainda destaca a importância da prevenção de acidentes nos locais de trabalho, e principalmente, o que representa do ponto de vista psicológico a inserção dos amputados no mundo das diferenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário